30/09/2008 | Ohana Pupo é o Maior Premiado no Fatu 2008


O vídeo Ohana Pupo, da Ombak Filmes, dirigido por Munir El Hage e Rafael Mejias, foi o grande vencedor do Fatu 2008 – a quarta edição do Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo.

Nesta edição do Fatu – evento participante do circuito de festivais da Ancine (Agência Nacional de Cinema) – Ohana Pupo levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora.

“Foi uma grata surpresa para nós. Especialmente por termos nosso filme tão bem reconhecido logo no primeiro festival em que concorremos”, comentam entusiasmados Munir El Hage e Rafael Mejias. “Foi um trabalho árduo, de muita dedicação e com recursos tirados do próprio bolso, sem patrocínio algum. Mas agora vemos que valeu muito a pena. Também estamos felizes por termos levado o prêmio de melhor trilha sonora pelo belo trabalho voluntário, sem grana mesmo, desenvolvido com maestria por Eduardo Anabella. O fato de ele ter se envolvido tanto com nossa idéia e criado uma trilha sonora original deve ter pesado ao levarmos mais esta premiação”, completam os diretores.

Os outros filmes premiados no festival foram Uruka, de Erick Grigorowski (Melhor Direção), Ilha, de Jonas Amarante (Melhor Roteiro e Melhor Fotografia), Zoológico de São Paulo, de João Amódio (Juri Popular) e A Conquista, de Gustavo Sampaio (Menção Honrosa).

Numa iniciativa louvável, os organizadores do Fatu, Vera e Yuri Sanada (www.aventura.com.br ), capacitaram crianças e adolescentes de escolas da cidade de Socorro – onde aconteceu o festival – para a produção de curtas metragens. Os ganhadores da mostra paralela das Oficinas de Vídeo das Escolas foram Além do Que Se Vê, do Colégio Mantiqueira/SOS (Melhor Filme), Turismo Ecológico e Rural, do EMEF Prof. Benedita Geralda de Souza Barbosa (Juri Popular) e Vivência em Olarias, EE Josephina Galvão de França Andreucci (Menção Honrosa). 

O Fatu 2008 foi realizado no Cine Cavaliere Orlandi, em Socorro, no interior paulista, um dos últimos cinemas de rua em atividade no Brasil, com 64 anos de idade.