20/03/2009 | Esquadrilha da Fumaça


A profissão de repórter cinematográfico proporciona experiências fantásticas. A de acompanhar o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), mais conhecido como ESQUADRILHA DA FUMAÇA, foi sem dúvida uma das mais incríveis de toda minha carreira - e olha que não foram poucas...

Levantamos vôo em Pirassununga, no interior paulista e fomos até  Fairford, na Inglaterra, com escalas em Salvador (BA), Fernando de Noronha (PE), Ilha do Sal (República do Cabo Verde), Ilhas Canárias (Espanha) e Lisboa (Portugal).

A missão não foi curta. Durou nada menos que 21 dias.  Nesse período, além da adrenalina que fluía de cada átomo do meu corpo, fazendo o coração disparar quando participei de parafusos e das mais incríveis acrobacias na cabine apertada dos valentes Tucanos, também tive outra afortunada experiência: conheci profissionais de altíssimo nível tanto do EDA como do "Gordo", como é carinhosamente  chamado o Hércules C-130, que deu total apoio à missão - e a nós jornalistas de sorte, claro.

Assim, nesta inesquecível aventura, também pude conhecer um pouco do lado humano desses profissionais que são uma verdadeira família, da qual me senti honrado de poder fazer parte, ainda que por apenas três semanas. E eles me adotaram mesmo! Orgulhosíssimo, recebi da equipe de ases aeronautas o envaidecedor título de "FUMACEIRO".

As imagens do vídeo foram feitas por mim e principalmente por  pilotos e mecânicos do EDA e as fotos pelo Cel. Av. R1 Biasus, que gentilmente as cedeu para a Ombak.

Dá-lhe esquadrilha!! FUMAÇA já!!!!!!!!!

Clique aqui para ver o vídeo.

Clique aqui para ver o vídeo do looping.

Clique aqui para ver as fotos.