07/04/2009 | Cascading em Boiçucanga


Cascading em Boiçucanga

O município paulista de São Sebastião é famoso no Brasil - e em outros cantos do mundo também - por suas belíssimas praias de areia dourada, emolduradas pela exuberância de um dos trechos de Mata Atlântica mais preservados do país. E foi justamente para ir além das praias e para conhecer mais a fundo a floresta que convidamos o experientíssimo condutor de ecoturismo e guarda-parque Nairton Araújo, que conhece a área como a palma da mão.

Ele nos levou para fazer cascading no Ribeirão de Itu, em Boiçucanga. A atividade é espetacular. Descer a cachoeira pendurado em cordas é pura adrenalina!

Só que com Nairton a parada não se limita só à aventura (como se isso fosse pouco...). Rola muito conhecimento da natureza e muita cultura local. Voltamos de lá sabendo identificar um caeté, um jaborandi - o que para nós, antes, era tudo mato. E aprendemos sobre os índios que viviam naquelas paragens e que deixaram sua fascinante marca na história da região e do país.

E o banho de rio no fim da descida da cachoeira lavou nossa alma. Foi como um batizado - nos tornamos "filhos da terra". Pois é. Nada como um bom guia para enriquecer o passeio e nos brindar com tanta adrenalina e informação.

Valeu, Nairtera!!!

Clique aqui para ver o vídeo.